Como reduzir a TPM e os sintomas da menopausa?
- Clarissa Vidal (nutricionista)
- 15 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

A tensão pré-menstrual e a menopausa influenciam muito a qualidade de vida das mulheres.
As cólicas, o desconforto, a ansiedade, a dor nos seios e a fadiga durante os dias de tensão pré-menstrual são resultados das oscilações dos hormônios femininos estrogênio e progesterona.
Na fase de menopausa, a redução da quantidade de estrogênio no corpo da mulher é responsável pelos calores, pelo aumento do colesterol total e pela redução do colesterol bom, da densidade mineral óssea, da massa muscular e do grau de energia.
Quer saber como amenizar esse desconforto?
CÓLICA E TPM
A atividade física de intensidade moderada e as sessões de alongamento/relaxamento ajudam a reduzir as cólicas e os sintomas de TPM.
As endorfinas liberadas nos treinos, conhecidas como "hormônios do prazer" dão uma sensação de bem-estar generalizado, além de reduzir a percepção de dor.

MENOPAUSA
O treino de força, como musculação, treinamento funcional e pilates, tem o poder de aumentar a densidade mineral óssea, a massa muscular e a ação da insulina.
Dessa forma, a atividade física previne e trata osteoporose, deficiência de massa muscular e diabetes, tão comuns na menopausa, além de aliviar os incômodos calores dessa fase.
ALIMENTAÇÃO BALANCEADA
A nutrição também contribui para o alívio desses sintomas: o consumo diário de vegetais, grãos integrais, carnes magras e laticínios desnatados aumenta a sensação de bem-estar geral e auxilia o controle do peso, tão importante para a saúde.
ACUPUNTURA
A acupuntura é uma opção excelente para equilibrar a produção de hormônios, para aliviar a cólica e a ansiedade, para regular o ciclo menstrual e promover bem-estar. Ela é uma das técnicas da medicina tradicional chinesa, criada mais de quatro mil anos atrás, e atua no organismo, estimulando o equilíbrio físico e mental.
Comments