Medicina Chinesa: Técnica do Guashá
- Dra. Camila Lima
- 4 de out. de 2017
- 1 min de leitura

O que é Guashá?
É uma espátula, que pode ser de pedra, âmbar ou outro material, utilizada na Medicina Chinesa, para friccionar a pele, causando vermelhidão. Essa técnica é eficaz para tratar, por exemplo, dor e tensão muscular, depressão, asma e indisposição.
Como o Guashá atua?
A vermelhidão causada pelo atrito da espátula na pele é uma resposta natural do organismo contra essa "agressão" e ocorre pelo aumento da irrigação de sangue na região, com liberação de substâncias que combatem a dor, a inflamação e que modulam o sistema imunológico. As substâncias que são produzidas para combater a "agressão" atuam também no combate dos sintomas que estão sendo tratados, gerando relaxamento muscular, alívio da dor e de reações alérgicas.
"Isso dói"?

A técnica deve ser relaxante. A sensação é semalhante a uma massagem para liberação muscular. Sentir dor intensa significa que a técnica não está sendo aplicada adequadamente. O efeito colateral mais comum é a vermelhidão após a sessão, que desaparece em poucas horas ou dias. Vale a pena conhecer essa técnica simples e efetiva!
Comments